Neuromitos da meditação

04/09/2017 • Regina Migliori

 

 

Nos últimos vinte anos, a meditação e a atenção plena vêm se tornando uma espécie de band-aid onipresente, visando consertar tudo: do seu peso aos seus relacionamentos, passando pelos seus níveis de conquista.

Em seu novo livro, Altered Traits: Science Reveals How Meditation Changes Your Mind, Brain, and Body , Daniel Goleman e Richard Davidson demonstram o que a meditação pode realmente fazer por nós, e como usufruir desses benefícios. Esclarecem equívocos comuns sobre a “neuromitologia”, abrindo os olhos dos leitores para as formas em que os dados têm sido distorcidos com o objetivo de vender métodos de treinamento mental.

Essa publicação é muito bem vinda para esclarecer equívocos dos que vêm tratando a meditação como um produto de consumo e de bem estar, e não uma prática pessoal de profunda transformação. Além dos estados agradáveis momentâneos, os exercícios mentais podem resultar na transformação duradoura de traços de personalidade. Porém, as curtas doses diárias não nos levarão a este nível de transformação positiva e duradoura - mesmo se continuarmos a praticar por anos - sem adicionar práticas específicas.

Mais do que breves momentos, precisamos de uma prática inteligente e disciplinada, incluindo aspectos cruciais, como feedbacks e orientações periódicas de um professor, uma visão ampliada e menos apegada do eu, além da motivação pessoal para que essa transformação esteja focada no altruísmo, na ética, no benefício aos outros. Estes aspectos não costumam estar presentes na maioria das versões de treinamento mental que vêm sendo difundidas.

Neste livro, os autores também revelam os dados mais recentes do próprio laboratório de Davidson, que apontam para uma nova metodologia de desenvolvimento com uma maior variedade de métodos de treinamento mental, e as implicações sobre como obter os reais benefícios da prática.

O livro será lançado no dia 5 de setembro, em um evento onde os autores conversam com Richard Gere, revelando novas pesquisas que mostram o que a meditação pode realmente fazer para o cérebro, a mente e a vida.

 

Veja aqui a notícia sobre o lançamento do livro nos EUA.




[voltar]