Compartilhe Sororidade

20/02/2020 • Regina Migliori




Sororidade é sobre empatia, ética, solidariedade, companheirismo e respeito pelas diferenças entre as mulheres. São as “manas”. É o apoio entre mulheres.

A busca no Google sobre o significado da palavra sororidade cresceu 250%, nos últimos dias, depois que a participante de um reality show usou esse termo na televisão. Isso mostra o tamanho da responsabilidade, nem sempre praticada, de um veículo de comunicação e sua influência sobre as pessoas. Mas essa é outra conversa. O tema aqui são as “manas” e a sororidade.

A palavra vem do latim “soror” que significa irmã. Sororidade significa irmandade, popularizou-se com o termo “manas”. Mas na prática é muito mais do que isso.

É a ideia de que juntas somos mais fortes e que precisamos umas das outras para buscarmos a liberdade e os direitos que reivindicamos. Uma união para que estigmas e preconceitos enraizados sejam enfraquecidos. É estabelecer uma rede de apoio entre as mulheres e fazer com que sejam agentes de transformação na vida umas das outras.

Apoiar outra mulher também significa parar de incitar a rivalidade e a crítica sem reflexão entre as mulheres. Essa rivalidade está tão enraizada, que às vezes passa até despercebida, é vista como algo natural. Mas não é.

Para praticar a sororidade, é preciso se livrar de alguns preconceitos e enraizar alguns hábitos.

Baixe agora o E-book “Você sabe praticar sororidade?” com 10 maneiras para colocar em prática.

Download



[voltar]