“Ser Humano Sustentável” é o atual desafio nas questões Ambientais

23/07/2008 • Regina Migliori

São Paulo, julho de 2008 - As mudanças climáticas estão acelerando mais rápido que o previsto. A afirmação é de Rajendra Pachauri, presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o economista indiano, o planeta tem um prazo de apenas sete anos para estabilizar as emissões de gases estufa, caso contrário, a humanidade estará condenada aos efeitos do aquecimento global, como o aumento de ondas de calor e enchentes.

A notícia pode não ser novidade, porém, é preciso que as transformações comecem agora e, para muitos especialistas, isso só irá ocorrer a partir de iniciativas de cada um de nós. “Temos que começar com as mudanças de valores e de comportamento pessoal, partir para as atitudes que impactem em nossos relacionamentos, como família, local de trabalho e amigos e, assim, chegar à repercussão global para salvar o planeta dos desastres ambientais”, afirma Regina Migliori, consultora de Paz da UNESCO e diretora da Migliori.

Segundo a consultora é importante que as pessoas não só saibam, mas também se sintam responsáveis pelo impacto de suas atitudes. “Uma sacola plástica jogada no lixo de casa poderá entupir bueiros, provocar enchentes na comunidade e, em uma visão global, poluirá os mares e poderá matar um urso polar que a engolir”, explica Regina. Este é um dos métodos de abordagem no desenvolvimento de projetos da consultora, responsável por um dos cases de maior sucesso na área de sustentabilidade no Brasil, o do Banco Real.

Ela afirma, ainda, que é preciso conscientizar e educar as pessoas para que se tornem os chamados “Seres Humanos Sustentáveis”, com a clareza que as mudanças de atitude acontecem, respectivamente, nos âmbitos do comportamento pessoal, no relacionamento com os que estão próximos e, no impacto causado ao ambiente global. “É preciso despertar valores e princípios éticos em todos os níveis sociais para resolvermos os problemas ambientais”, conclui Regina.

Sugestão de entrevista

  • A consultora Regina Migliori pode falar como é este “Ser Sustentável” e ainda dar dicas práticas em uma entrevista ou debate.



[voltar]